Atualmente, cerca de 3,9 bilhões de pessoas usam a internet em todo o mundo, o que representa mais da metade da população mundial – informou a Organização das Nações Unidas na última sexta-feira (7). A agência da ONU para informação e comunicação, a UIT, indicou que, até o final de 2018, 51,2% da população mundial estará usando a internet, apontou a France Presse.
“Até o final de 2018, teremos ultrapassado a marca de 50% do uso da internet”, afirmou o diretor da ITU, Houlin Zhou, em um comunicado. “Este é um passo importante para uma sociedade global da informação mais inclusiva”, disse ele. “Ainda há muitas pessoas que esperam os benefícios da economia digitalizada”, completou.
Segundo a UIT, os países mais ricos do planeta registraram um crescimento sólido no uso da internet, que passou de 51,3% de suas populações, em 2005, para atuais 80,9%.
O progresso tem sido proporcionalmente muito mais importante nos países em desenvolvimento, onde atualmente 45,3% da população usa a internet contra apenas 7,7% em 2005.
Ao mesmo tempo, o relatório indica que quase a totalidade da população mundial vive em áreas com redes para telefones celulares. Destes, pelo menos 90% podem acessar a internet por meio da tecnologia 3G, ou de redes de banda larga.
Cobertura celular e computadores
A UIT aponta que quase toda a população mundial, ou 96%, vive em áreas com cobertura de rede de celular. Além disso, 90% da população global pode acessar a internet via 3G ou rede de qualidade superior.
A entidade estima ainda que, globalmente, quase 50% de todos os domicílios têm pelo menos um computador. Nos países em desenvolvimento, essa taxa é de 83,2%, enquanto nos em desenvolvimento esse percentual cai para 36,3%.
Fonte: G1