Existem alguns fatores que podem atrapalhar o Wi-Fi, impedindo que o roteador entregue todo o desempenho que se espera. De eletrônicos trabalhando na mesma faixa de frequência da rede até aparelhos desatualizados, há diversas possibilidades de resolver esse problema. Portanto, antes de considerar a compra de um novo equipamento, é interessante tomar algumas medidas com relação à conexão wireless.
1. Posição do roteador
Modems e roteadores podem não ser muito interessantes do ponto de vista estético, mas esconder demais esses dispositivos pode comprometer o desempenho da rede. Para que o sinal seja propagado de uma maneira mais eficiente, procure posicionar os seus pontos de acesso em locais elevados e de forma que o sinal se espalhe evitando a maior parte das paredes. Isso deve eliminar as áreas de sombra e expandir um pouco o alcance do sinal pela casa ou escritório.
2. Cabos antigos
Se você utiliza um roteador ligado ao modem de sua operadora, é interessante verificar a qualidade do cabo de rede que conecta os dispositivos. Um cabo inadequado pode fazer com que o roteador não consiga explorar todo o potencial de sua banda contratada.
Outro fator que pode influenciar é a conexão de cabos telefônicos a modems ADSL. Em instalações mais antigas, esses cabos podem apresentar falhas decorrentes ao tempo e à deterioração comum, o que certamente vai impactar no desempenho da rede.
3. Inimigos do Wi-Fi
Alguns itens podem comprometer e muito o desempenho de roteadores e modems. Por isso, antes de posicionar seu equipamento, observe se no caminho não há um aquário, espelho ou até uma tela LCD.
Além desses, tubulações e equipamentos que emitem sinais de rádio, além de estruturas metálicas e paredes muito espessas podem causar interferências, levando à instabilidade do sinal. Desse modo, procure ficar atendo ao local em que seu roteador está posicionado, evitando colocá-lo próximo a um desses itens.
4. Modem obsoleto
Quem contratou um serviço de internet há algum tempo e desde então nunca pensou em substituir o modem, pode estar sofrendo com a obsolescência do equipamento. Normalmente, as empresas de comunicação enviam um equipamento básico para os consumidores, de modo que, para ter uma rede Wi-Fi de qualidade, é necessário investir em um equipamento auxiliar.
Existem modems de operadores que utilizam uma velocidade de conexão menor (54 Mb/s) ou nem mesmo possuem antenas para emissão do sinal. Desse modo, colocar um roteador moderno para realizar a transmissão da rede sem fios pode aprimorar a qualidade da rede.
Fonte: Techtudo