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AUTOMAÇÃO COMERCIAL EM PEQUENAS EMPRESAS: Como a automação pode ajudar na gestão também de pequenos negócios

AUTOMAÇÃO COMERCIAL EM PEQUENAS EMPRESAS: Como a automação pode ajudar na gestão também de pequenos negócios

Automação Comercial é a aplicação de métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais, isto é, mecanizar e agilizar processos manuais, alcançando total eficiência utilizando da tecnologia na gestão do negócio. Na Automação Comercial você pode monitorar melhor o seu empreendimento, tendo uma rápida e melhor visão do financeiro, estoque e compras, além de agilizar o atendimento e evitar perdas. O que poucos sabem é que a Automação também se faz bastante necessária e útil aos microempreendedores, garantindo uma melhor prestação de serviços desde o MEI até grandes empresas.

No Brasil, principalmente nas regiões com pouco acesso à informação, muitos desconhecem as vantagens da automação e por isso evoluem de forma mais lenta. E há também aqueles que já obtiveram acesso a tais informações, mas que desconhecem que a automação também é aplicada às pequenas empresas. A automação nas pequenas empresas faz com que estas acompanhem o mercado que tem se tornado cada vez mais competitivo, destacando-se perante as demais do seu segmento, e assim, evoluindo gradativamente com seu negócio.

Como atua a automação em Pequenas Empresas

Geralmente, a automação de uma pequena empresa envolve um software (programa de computador) para facilitar os processos cotidianos. Como por exemplo, se o dono de um pequeno negócio começa a fazer anotações de suas vendas em cadernos, ou em planilhas, além de tomar mais do seu tempo, ele pode acabar se perdendo nessas anotações ou fazendo de forma errônea. Com um software específico para a sua gestão, e com a ajuda de pessoas capacitadas para orientá-lo, tudo fica mais fácil e mais ágil, além claro, de atender suas demandas da forma correta. Uma preocupação a menos no seu empreendimento.

Nos Estados Unidos, os restaurantes por menores que sejam, já utilizam de algum processo de automação para agilizar os demais processos, e assim, satisfazer da melhor forma seus clientes. Percebendo isso, muitos pequenos empreendimentos também tem trazido essas modalidades para o Brasil e conquistado resultados.

Todo esse processo facilita também a informatização, ou seja, a maior riqueza de informações, a forma de pagamento utilizada, o registro de troco, proporcionando dados para que o microempresário comece a ter noção de quais são seus tipos de clientes, o que mais vende, entre outros.

Informatização x Automação

Uma está ligada a outra no processo de facilitação da gestão do empreendimento. O que muitos microempreendedores precisam saber é que automação não é informatização, embora elas agreguem uma à outra e caminhem lado a lado durante os processos de automação.

A informação é fundamental na automação. A automação não é só adquirir equipamentos ou obter um software, é toda uma nova cultura de gerenciamento que precisa ser empregada para que o microempreendedor alcance os resultados.

Ao equipar uma empresa com computadores para o trabalho, você estará promovendo a informatização, mas não necessariamente a automação. Ou seja, a informatização faz parte de um processo maior da automação, onde dados são transformados em informações valiosas. Se o microempreendedor deseja obter maiores chances de sucesso, ele não pode descartar a informatização e claro, a busca por informações para que todo o investimento gere um retorno mais eficaz.

Vantagens de Investir em Automação em Pequenas Empresas

  1. Aumento da Produtividade
  2. Redução de custos, redução dos custos operacionais.
  3. Aumento da Lucratividade
  4. Logística eficiente: Um bom software para atender a sua demanda e trazer agilidade.
  5. Redução de atividades que não geram valor
  6. Você conseguirá fazer o gerenciamento das vendas: Além de todas as vantagens listadas, compreender as necessidades do seu público-alvo é o primeiro passo para melhorar o resultado das vendas.
  7. Avaliar o desempenho e a lucratividade do seu processo de vendas.

É válido ressaltar que muitas são as possibilidades de alavancar o micro negócio, mas se o empreendedor de fato quer se destacar e acompanhar o mercado atual, independente do seu segmento, a automação é a solução mais eficaz.

 



Publicado em: 19/06/2018

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